sábado, 26 de junho de 2010

Maratona do Porto – Treino - Semana 3

Depois de um fim-de-semana com jornada dupla só poderia começar a semana com descanso. Segunda-feira nada de treino. Terça-feira fui até ao ginásio. Tentei correr um pouco na passadeira mas ainda me sentia demasiadamente cansado. Fiz pouco mais de 7km. Realmente a competição não encaixa nada bem num plano de treinos para uma maratona. Mas a graça de tudo isto está em fazer umas provas sempre com o intuito de nos superarmos. Claro que depois nunca conseguimos fazer umas semanas de treinos estruturados.

Os dois meses que se avizinham sem provas vão ser de certeza excelentes para isso. Mas antes ainda existem três provas para fazer. No sábado aproximava-se uma das provas nocturnas mais emblemáticas do calendário. A corrida das Fogueiras. Tinha um objectivo em mente. Fazer abaixo da 1:05. Se assim fosse iria baixar o meu tempo de 2009 em cinco minutos. Por isso a semana de treinos foi calma com 15km na quarta a média de 5:23/km e 10km na quinta-feira a média de 5:00/km. Sexta descanso. No sábado lá fomos até Peniche. No caminho passamos pelo restaurante Solar dos Amigos (recomendo vivamente) para almoçar.

Chegada a altura da prova lá parti para os 15km de um percurso bastante engraçado e sempre com a população de Peniche e alguns familiares de participantes a apoiar. Aos 5km passei com 20:52 aos 10km com 42:52 o que me faz acreditar que iria ser possível fazer o tempo abaixo de 1:05h. E foi exactamente isso que aconteceu 1:04:54 o que passou a constituir para mim um novo record nos 15km.

A semana estava terminada e desta vez tinha feito apenas 48km dos quais 15 em competição.

A contenção nos treinos tinha dado os seus frutos uma vez que tinha atingido os meus objectivos.

domingo, 20 de junho de 2010

Maratona do Porto – Treino - Semana 2

No final desta semana tinha programa jornada dupla com a realização no sábado à noite da Corrida da Marginal À Noite e no domingo de manha do Grande Prémio do Museu Ferroviário no Entroncamento. Por isso esta semana estava decidido que me iria focalizar mais em treinos rápidos e menos em treinos longos de resistência. Até porque no dia 26 de Junho à noite vêm aí a Corrida das Fogueiras e tenho como objectivo fazer um tempo na casa da 1:05. Por isso, os treinos longos podem esperar. Na 2ª feira decidi que o meu treino iria ser na Expo. Agora até já lá existe o Holmes Place que é um óptimo local para servir de apoio logístico. Deixei o ginásio equipado fui correr junto ao Rio. Total 16km em pouco mais de 1:15H. Fiz um treino progressivo tendo começado a correr a 5:30 e acabado a 4:30. Depois foi fazer os alongamentos no ginásio e relaxar um pouco até porque no dia seguinte vinham as séries de 400m, num total de 15 e ainda 5 séries de 200mts. Apesar do cansado consegui fazer as séries conforme previsto. Quarta-feira treino de recuperação no Jamor. Lento, muito lento e no fim umas acelerações na pista. Deu para recuperar até porque no dia seguinte ia fazer séries de 1000m na pista. Na quinta-feira lá fui eu para a pista realizar as ditas séries mas desta vez com a companhia de um amigo o que torna tudo mais fácil. Fizemos as séries perto dos 4m/km, o que me pareceu excelente. O dia seguinte serviu para descansar e fazer um pouco de piscina, sauna e banho turco. No sábado ao fim do dia lá fui eu para a marginal fazer a prova “Marginal à noite”. 8Km num ambiente de festa numa noite bastante mais fria e ventosa do que seria de esperar. Às 21:30 lá partimos cerca de 3.500 para fazer os 8km da prova. Tempo da prova 31m45s no lugar 131. Dentro das expectativas. Depois restava recuperar que no dia seguinte às 7:00 já tinha de estar a pé para ir até ao Entroncamento desta vez participar no Grande Prémio do Museu Ferroviário. Depois de encontrar o local de partida lá fui fazer o aquecimento, apesar de as pernas me dizerem que devia ficar era quieto. Mas o bicho é mais forte e lá fui eu para a partida. Até ao sexto quilómetro a coisa fez-se sem grande esforço. O meu tempo de passagem nessa altura era muito perto do meu melhor mas os 3 quilómetros seguintes fizeram-me lembrar que no dia anterior tinha feito 8 km no limite. O calor também estava a ficar mais forte. No fim 43m19s. Excelente depois da prova do dia anterior.


Ao contrário do pretendido esta semana não fiz nenhuma sessão de musculação. Para a semana vou ter que recuperar esta falha.

Nesta semana fiz um total de 66km dos quais 18km em competição.

sábado, 12 de junho de 2010

Abaixo dos 5m/km

O planeado para hoje era fazer entre 60 e 75 minutos a um ritmo lento. Depois de iniciar o treino e à medida que os kms iam passando ia-me sentindo bem dando por isso para acelerar um pouco em determinados kms. A partir de determinada altura fazia um km abaixo dos 5m/km e outro um pouco acima. Terminei o treino fazendo 78 minutos e percorrendo quase 16km. Foi um bom treino com uma temperatura amena pelas ciclovias de Vilamoura. Hoje foi o meu ultimo treino por estas bandas mas já estou com saudades de correr por aqui. É bem mais arejado do que em Lisboa onde a partir de segunda-feira terei de treinar. Desde segunda até hoje fiz 5 treinos de corrida o que considero ser suficiente. No total percorri cerca de 75km fazendo os treinos de modo diversificado. Distância, series curtas, series longas, progressivo e alguma velocidade longa. Para primeira semana de treino para a maratona posso considerar que cumpri com os objectivos. Agora vou focar-me nas duas provas que se avizinham, Marginal à noite e Fogueiras com a intenção de bater os meus records. Depois é voltar aos treinos duros para ganhar endurance.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Séries de 400 metros

O treino hoje passava por fazer 15 séries de 400 metros. Iria começar com um aquecimento que poderia durar entre 10 e 20 minutos e depois partiria para as séries. Tinha planeado ir até à pista de atletismo de Quarteira mas quando lá cheguei estava fechada. Ninguém por perto pelo que tive de mudar os planos à ultima da hora. Fazer as séries sem ser em pista. Também dá. É mais chato porque o piso é mais irregular e tem mais gente no caminho mas também se faz. E assim foi. Iniciei as séries, depois de um aquecimento, numas das muitas ciclovias existentes em Vilamoura. Ao início estava muito lento a fazer médias na casa dos 3:35/km mas quando me comecei a habituar ao piso e ao estilo de circuito comecei a baixar e acabei a fazer a ultima série a 3:19/km. Não foi mau tendo em conta que não estava na pista. Como ainda me sentia com algumas forças decidi fazer 5 séries de 200m para testar a minha velocidade. E aí sim consegui fazer todas muito perto dos 3:00/Km acabando a ultima a 2:55/km. Pela primeira vez senti que podia acompanhar um Queniano numa Meia-Maratona, claro que iriam ser só 200 metros mas iria ser o meu minuto de fama. Terminado voltei para ir ver o início do Mundial. No total fiz cerca de 13km. Amanhã treino calmo, muito calmo.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Treino Progressivo

Conforme planeado lá fui eu fazer o meu treino diário. Hoje o treino pretendia ter uma duração entre 50 e 60m. Começar a cerca de 5:30 /km e terminar perto dos 4. E foi o que aconteceu. Mais uma vez sentí que o corpo respondeu bem e está a assimilar bem os treinos. Acabei por fazer 11,4Km em pouco menos de 54m. amanhã séries de 400 metros.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Treino de Recuperação

Hoje foi dia de treino de ginásio. Objectivo fazer alguns exercícios de reforço muscular. Depois de feitos, uma aulinha de RPM para não dizer que hoje não tinha treino de cardio. Mas a cereja em cima do bolo veio pouco depois quando fui fazer uma massagem. Amanha volto à estrada para fazer um treino de cerca de uma hora. A ver como me aguento.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Séries de 1000 metros

Hoje o objectivo era ver como estava depois do treino de ontem. Estava planeado correr mais ou menos 50 minutos e se me sentisse bem ia tentar fazer 5 séries de 1000 a 4 min/km com descanço de 200 metros entre séries. O tempo estava bom e lá iniciei eu o meu treino. Como me estava a sentir bem lá me lançei nas seríes. Objectivo cumprido. Nessa altura estava a 3 km do local de partida pelo que tinha ainda 3km para fazer. Foram feitos a uma média de 4:50m/km. No fim treino terminado com 55m e 11,2Km.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Primeiro Treino Longo - Maratona do Porto

Está decidido. Este ano, se tudo correr bem, faço a minha primeira Maratona. A escolha recaiu sobre a Maratona do Porto por ser em Portugal, o percurso ser plano e ao mesmo tempo ser bastante bonito. A altura do ano, Novembro, também parece ajudar e por isso está decidido. Este ano é que vai ser.
Até lá vai ser treinar. Treinar muito para me habituar à distância e fazer algumas provas porque isso é que tem piada.
Depois de ontem ter feito o meu melhor tempo aos 10 km (41:50) nada melhor do que começar a semana com um teste. Ver se conseguia fazer 2 horas a correr sem parar. Posso dizer que o teste foi superado com distinção. Fiz 2:02h a correr percorrendo no total 22,8km e uma média de F.C. de 150 bpm. Sintí-me bem ao longo de todo o treino. Nesta altura a velocidade média ainda vai ser pouco importante e o que me interessa é ver a minha capacidade de recuperação. Vamos a ver como estou amanhã para ver que tipo de treino consigo fazer. Nesta altura posso dizer o meu primeiro treino para a Maratona está concluído.