domingo, 8 de agosto de 2010

Maratona do Porto – Treino - Semana 9

A semana começou muito menos quente do que tem sido habitual por isso, e para não esquecer, comecei a semana com o meu treino longo na zona da Expo. Saí do novo Holmes Place da Expo por volta das 19H e fui correr junto ao rio. Estavam perto dos 24 graus pelo que era possível correr a um ritmo certinho. Soprava uma brisa que por vezes se tornava forte, mas não seria isso que me impediria de cumprir o meu treino. Ao fim dos primeiros 5km tinha pouco menos de 26 minutos altura em que comecei a sentir uma dor no gémeo esquerdo. Fui ignorando até que por volta dos 14km decidi parar cerca de um minuto para o massajar. Achei que podia ajudar. E ajudou. Apesar de continuar a doer um pouco consegui terminar o meu treino. Fiz 28km e foi o meu treino mais longo. Senti-me bem até às 2 horas altura em que comecei a sentir alguma degradação física. O tempo era pouco importante mas mesmo assim fiz uma média de 5:10/km.

Na terça-feira limitei-me a fazer um treino de musculação uma vez que ainda me doía o gémeo. Quarta-feira comecei a correr e ao fim de dois ou três quilómetros a dor voltou. Fiz 5 quilómetros e parei. Quinta-feira fiz cerca de dois quilómetros para ver se doía. Não doeu. Na sexta-feira fiz 15 quilómetros em 1:12H. e não senti dor. Excelente pensei, isto já está recuperado. No sábado faço mais 18 quilómetros e a meio do treino volto a sentir a dor. Mais ligeira mas mesmo assim dor. A única solução é descansar. Domingo por isso foi descanso. Será que vai dar para fazer o meu treino longo amanha? Na rua já percebi que não porque está muitíssimo calor. Vamos a ver se consigo, sem dor, no ginásio.

Com esta dor irritante a me acompanhar esta semana apenas consegui correr 68 km. Um valor idêntico ao da semana passada.

3 comentários:

  1. Olá Gonçalo, descobri agora este espaço de relatório mensal dos teus treinos.

    Estás muito bem. Sigo mais ou menos o mesmo tipo de treino com vista, também, à realização da minha primeira Maratona, no Porto.

    Tens tempos melhores que os meus mas, desde há uns treinos para cá que faço sensivelmente os mesmos tempos - embora estejamos sempre condicionados pelo tipo de terreno, piso, altimetria.

    Contudo, o meu maior treino foi partir ali ao pé do Beato até Algés e voltar... Deu uns 27/29 Km, já não me recordo bem. Já fiz de bicicleta até à curva do Mónaco e voltar e dá 37 Km. Se, no regresso for até à Expo e voltar, chega-se à distância da Maratona.

    Continua os bons treinos e haveremos de nos encontrar por aí... de preferência a correr.

    P.S. - Tem em atenção as lesões e não as descures. Em caso de dúvida, pára! Foi o que me aconteceu este fds. Bati com o pé na borda da piscina, fiquei parado até hoje. Só hoje corri 5 Km em 30 minutos só para ver como estava o dedo.

    Um abraço,
    Ricardo

    ResponderEliminar
  2. Vamos ter homem na maratona. Eu irei, mas pelo que já percebi, vou participar, apenas para terminar, porque treinos longos sem companhia é impraticável para mim. Atenção a essas dores. Talvez sobrecarga, talvez cansaço. Umas boas férias, algum descanso e estás como novo. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Ricardo, já vi que treinas também em Lisboa. Se quiseres podemos combinar aí um treino ou outro juntos. Os longos sozinhos são mesmo difíceis. Adiciona-te no facebook.

    ResponderEliminar