domingo, 29 de agosto de 2010

Maratona do Porto – Treino - Semana 12

À entrada para a 12ª semana de treinos específicos para a maratona, estava na altura de perceber se estou minimamente preparado para esta aventura. Como sempre a semana começa com o treino longo e era aí que eu iria tirar algumas dúvidas. Ao contrário dos últimos dias a temperatura estava excelente para correr. Às 18:30 estava apenas 23 graus e não havia sol. Condições praticamente perfeitas para treinar. Claro que preferia que estivessem 15 graus mas no verão também é pedir demais. Desta vez a aventura passava por ir da Expo (Holmes Place) até à ponte 25 de Abril ou se aguentasse um pouco mais longe. Como provavelmente iria fazer o meu treino mais longo de sempre coloquei como meta do treino uma média de 5:10/km. Iniciado o aquecimento, rapidamente estava a correr a 4:50/km. Automaticamente percebi que era de mais, mas os quilómetros iam passando e a média ia-se mantendo. Aos 10km passagem com 48:30. Bebi um pouco de água que levava comigo e continuei. A média a manter-se e eu a continuar a me sentir bem. Aos 15km 1:12:45H. Tinha pensado em fazer um treino perto das 2:30H e nesta altura já tinha passado a ponte 25 de Abril. Estava cada vez mais longe do local de partida e teria que obrigatoriamente voltar para trás. Corri mais um pouco e virei quando tinha chegado aos 16. Não havia volta a dar. Tinha mais 16km para fazer no regresso. Iria, sem duvida, ser o meu maior treino de sempre. O ritmo foi-se mantendo. Tempo de passagem à meia maratona 1:42:30. Ainda em nenhum quilómetro tinha feito mais de 5 minutos. Até às 2:10H de treino fui mantendo o ritmo, altura em que comecei a sentir que as pernas começavam a pesar demais. Os últimos 4 quilómetros custaram. No total 32km em 2:37:25. Depois foi fazer os habituais alongamentos e descansar. Descansar muito porque este treino deu cabo de mim. Fiquei com a certeza que exagerei e que nos próximos treinos longos vou correr mais lento. Tinha servido para ficar um pouco mais perto do objectivo Maratona mas também ciente que ainda há muito para treinar.
Nos dias seguintes o cansaço era maior que o normal e por isso durante a semana as sessões de treino foram sempre de duração inferior a 50 minutos.
No domingo tinha agendada o meu retorno à competição. Já andava a salivar por uma prova e nada melhor do que começar com uma do campeonato nacional de montanha. Os trilhos de Monsanto, este ano com um percurso ligeiramente encurtado em cerca de 600 metros. No total 11,1km de sobe e desce no meio de Monsanto. Já tinha participado o ano passado e por isso já estava avisado das dificuldades. No fim consegui retirar cerca de 8 minutos ao meu tempo do ano passado com um tempo de 1:00:44. Deu para perceber que nesta altura estou em bastante melhor forma que o ano passado pela mesma altura e também que os treinos de força que tenho andado a fazer no ginásio têm servido para mais alguma coisa.
O pior disto é que a dureza desta prova e os reflexos na minha recuperação vai fazer com que o próximo treino longo não seja, como habitualmente à segunda-feira. A próxima semana vai sofrer algumas alterações de planificação de treino. Vamos ver como corre. No total desta semana 62 km dos quais 11 em competição.

domingo, 22 de agosto de 2010

Maratona do Porto – Treino - Semana 11

Com a temperatura mais baixa, e depois de 4 dias sem correr lá fui eu para o meu treino longo. Esperava que a dor na perna esquerda já estivesse debelada e pudesse de uma vez por todas pensar apenas em correr. Desta vez a escolha do local recai na zona de foros de amora, belverde, marisol, fonte da telha. Iria tentar fazer um percurso que eu pensava ter perto de 22km. Como tinha estado parado uns dias não queria exagerar e estava a apontar para um pouco menos de 2 horas de treino. Como o treino começou a correr bem rapidamente estava a fazer médias de 5m/km. Passagem aos 10km em 50m e aos 15km em 1:15H. Consegui entretanto aumentar um pouco o ritmo e passei aos 20km com 1:39H. Fui mantendo e acabei por fazer os 24,5km em 2:01. A dor na perna apareceu por volta dos 8km e manteve-se sempre lá até ao fim do treino. No dia seguinte acordei com mais dor na perna que o normal e decidi que tinha de ir ao fisioterapeuta. Marquei para quarta-feira. Na terça-feira ainda fiz o tradicional dia de musculação e na quarta-feira ainda fui correr com uns amigos ao estádio nacional. Fizemos 10,5k a um ritmo de 5:30/km. Depois lá fui ao fisioterapeuta. Resultado, tenho uma pequena contratura no músculo solear. Passa com massagens. Foi o que ele fez e como depois ele ia de férias deu-me a “receita” para eu me continuar a tratar. Não achou que fosse razão para deixar de treinar. Por isso no dia seguinte fiz mais 12km em 55m. Média 4:40. Praticamente já não tive dores. E senti-me bem durante todo o treino. Sexta-feira mais 8km em 40m. Fim-de-semana foi mais um para a desgraça. Não treinei e foi só comer e beber. Mas também faz parte.

Nesta semana recuperei o treino e fiz 55km. Ainda abaixo do pretendido mas melhor.

domingo, 15 de agosto de 2010

Maratona do Porto – Treino - Semana 10

Como sempre a semana inicia com o treino longo. Assim fica logo feito a parte mais difícil da semana e não há desculpas para não o fazer. Além disso também serve para recuperar dos fins-de-semana que ultimamente têm sido fora do normal. Apesar do calor abrasador que estava lá fui eu. Eram 20:30H quando começei e o termômetro marcava 33 graus. Boa temperatura para correr ! Como estava numa zona com bebedouros começei a fazer paragens para repor líquidos de 5 em 5 quilómetros. Fui mantendo um ritmo de 5m/k fazendo no total 24km em 2H. A dor irritante na perna manteve-se e até se foi agravando com o decorrer do treino. Terça-feira como tem sido normal uma sessão intensa de musculação. Na quarta voltei às corridas e fiz 10km em 49m. No entanto a dor manteve-se e decidí que deixaria de corrir durante 4 dias. Só o voltaria a fazer na próxima segunda-feira. Entratanto nos dias seguintes fiz musculação, RPM, etc. Essencialmente trabalho de ginásio. Como esta paragens forçada a semana em termos de quilómetros foi muito fraca, apenas 34km. Será que na próxima me livro desta dor?

domingo, 8 de agosto de 2010

Maratona do Porto – Treino - Semana 9

A semana começou muito menos quente do que tem sido habitual por isso, e para não esquecer, comecei a semana com o meu treino longo na zona da Expo. Saí do novo Holmes Place da Expo por volta das 19H e fui correr junto ao rio. Estavam perto dos 24 graus pelo que era possível correr a um ritmo certinho. Soprava uma brisa que por vezes se tornava forte, mas não seria isso que me impediria de cumprir o meu treino. Ao fim dos primeiros 5km tinha pouco menos de 26 minutos altura em que comecei a sentir uma dor no gémeo esquerdo. Fui ignorando até que por volta dos 14km decidi parar cerca de um minuto para o massajar. Achei que podia ajudar. E ajudou. Apesar de continuar a doer um pouco consegui terminar o meu treino. Fiz 28km e foi o meu treino mais longo. Senti-me bem até às 2 horas altura em que comecei a sentir alguma degradação física. O tempo era pouco importante mas mesmo assim fiz uma média de 5:10/km.

Na terça-feira limitei-me a fazer um treino de musculação uma vez que ainda me doía o gémeo. Quarta-feira comecei a correr e ao fim de dois ou três quilómetros a dor voltou. Fiz 5 quilómetros e parei. Quinta-feira fiz cerca de dois quilómetros para ver se doía. Não doeu. Na sexta-feira fiz 15 quilómetros em 1:12H. e não senti dor. Excelente pensei, isto já está recuperado. No sábado faço mais 18 quilómetros e a meio do treino volto a sentir a dor. Mais ligeira mas mesmo assim dor. A única solução é descansar. Domingo por isso foi descanso. Será que vai dar para fazer o meu treino longo amanha? Na rua já percebi que não porque está muitíssimo calor. Vamos a ver se consigo, sem dor, no ginásio.

Com esta dor irritante a me acompanhar esta semana apenas consegui correr 68 km. Um valor idêntico ao da semana passada.

domingo, 1 de agosto de 2010

Maratona do Porto – Treino - Semana 8

Com uma previsão de 41 graus de máxima põe-se a questão. A que horas treinar? Será que alguma altura do dia vai ser possível correr? Tinha-me apercebido no domingo que à noite o termómetro ainda estava acima dos 30 graus pelo que decidi levantar-me cedo e ir correr. Comecei o treino exactamente às 7:00H. Desta vez iria correr conforme me fosse sentindo. O Sol já começava a aquecer e as expectativas não eram as melhores. Ao fim de 5km já estava a parar num bebedouro para beber água. Depois ainda parei mais 3 vezes para beber água. No fim fiz 20km em 1:47H que me custaram bastante. Nunca me dei bem com o calor e sinto que afecta e de que maneira o meu rendimento.
O resto dos treinos da semana, vão ser feitos, com toda a certeza, no ginásio.
E assim foi. O resto dos treinos da semana tinham de ser apenas rolar. Ir rolando entre 10 e 15 quilómetros por dia. Assim terça-feira fiz 10km, na quarta-feira 12km e na quinta-feira mais 10km. Sexta-feira foi dia de musculação logo pela manha e RPM ao fim do dia. No sábado 16km desta vez enquanto assistia na televisão à Maratona feminina dos Campeonatos da Europa. Comecei o treino exactamente quando estavam a passar pelos 21km. E acabei quando a Marisa Barros terminou a maratona. Até foi um bom treino enquanto as meninas correram 21,095km eu corri 16km.
No domingo decidi descansar. Também faz parte do treino.
No total da semana 68km. Destes apenas 20 fora do ginásio, mas quando está calor sabe sempre bem correr no ginásio.