Parece que foi ontem que comecei a preparar esta aventura. Na verdade já passou mais de um mês e meio desde o dia que disse para mim “está terminado o primeiro treino longo para a Maratona”.
Como sempre a semana começa com o treino longo. Tinha em mente fazer um pouco mais que a semana anterior apontando para a casa dos 28/30 quilómetros. Comecei o treino a um ritmo bastante bom e quando chego aos 5km levo pouco mais de 25 minutos. Estava a correr a um ritmo muito perto dos 5m/k o que era muito rápido tendo em vista a meta dos 30km mas ao mesmo tempo comecei a pensar que estaria na altura de fazer um treino longo mais rápido que o normal. Os treinos para mim são como os melões, só depois de começar é que sei o que vou fazer. Acima de tudo procuro o divertimento e a satisfação pessoal. Se não atingir esses objectivos é porque o treino não correu bem. Os 10 km passei com 50:19, altura em que encontro um amigo que também estava ali para fazer o seu treino. No caso dele ia fazer apenas 10km a um ritmo inferior a 5m/km. Pensei, é agora ou nunca, e lá fui eu com ele. Sempre a controlar a pulsação porque isto não era uma prova e a ver que estávamos a rolar bem abaixo dos 5m/km. Passagem aos 15km com 1:14:00. Aos 20km 1:38:30. Ainda tinha algumas forças e fiz mais 5km sozinho desta vez muito perto dos 5m/km. No fim fiz apenas 25km mas no “magnifico” tempo de 2:03:30H e com uma média de 155 pulsações por minuto. Em relação à semana passada menos 1 km em menos 15minutos. Posso dizer que fiquei contente com o treino.
No dia seguinte ginásio. Fiz uns exercícios de musculação e nada mais, Na quarta-feira, como sempre, está marcada a ida até ao estádio nacional para correr com companhia. Desta vez decidimos vir até à ponte 25 de Abril e voltar. No fim quase 17km em 1.28H. Dentro das expectativas. Quinta-feira foi mais um dia de ginásio. Musculação e uma aula de RPM. Já há algum tempo que não fazia uma aula desta e esta soube-me particularmente bem. Sexta-feira estava na dúvida que tipo de treino fazer. Estava previsto começar a fazê-las umas séries longas, não tinha era decidido quando. Pensei. Nem é tarde nem é cedo. Vai ser hoje. E assim foi. 3km para aquecer e depois 3 séries de 3.000m cada. No fim mais 3.000 para recuperar. Estas são séries mesmo duras e ví que ainda estou longe daquilo que pretendo. Consegui fazer a primeira série a 4:15/km a segunda a 4:19 e a terceira a 4:29. Exactamente ao contrario do que deveria ter sido. Mas para a primeira vez que faço este tipo de séries não posso ficar muito desmotivado, até porque o calor foi também um grande adversário. No final o treino demorou 1:24 para percorrer os 16km.
Depois disto achei que dois dias de descanso me iriam fazer bem. E foi o que aconteceu sábado e domingo nada.
Mesmo assim esta semana ainda fiz 58km.
A próxima semana vai ser dura porque estão previstas temperaturas na ordem dos 40 graus, tornado impossível treinar na rua. Vamos a ver como corre. O ginásio também serve para isto.