domingo, 26 de setembro de 2010

Maratona do Porto – Treino - Semana 16

Continuar a aumentar a carga é o lema.
Na semana 16 ia pela primeira vez fazer um verdadeiro teste e perceber se os treinos estão a produzir resultados. O teste ia ser feito na meia maratona do Centenário. Assim a semana começou com um treino ligeiro de 11 quilómetros na segunda-feira para preparar o treino longo de terça-feira. Aí fiz 30 quilómetros a um ritmo de 5:08/km. Senti-me sempre bem durante o treino apesar de no fim ter algumas dores musculares. Na quarta-feira o objectivo era treino de recuperação mas deixei-me desencaminhar por uns amigos e fiz 16 quilómetros. Foi a um ritmo de recuperação 5:33/km mas foi tempo a mais. Como resultado aumentei as dores musculares e simplesmente não corri nos dois dias seguintes. Apenas musculação. No sábado fui participar nos treinos promovidos pela Nike para a corrida do Tejo em Oeiras tendo feito no total apenas 5 km. Foi um bom treino para não hipotecar as minhas hipóteses de fazer um bom tempo na meia maratona do Centenário. No domingo e depois de uma logística complicada lá comecei a correu. O tempo estava agradável e com um percurso inicial favorável consegui passar aos 5km em apenas 20:53m. Pensei que estava a andar muito rápido mas fui tentando manter o ritmo. Aos 10km 42:25m. Estava um pouco mais rápido do que o objectivo. 15km 1:04:32H. Melhor do que tinha feito na Corrida das Fogueiras em Junho passado em 27 segundos. A partir daqui abrandei um pouco, no entanto a passagem aos 20km foi em 1:27:42H. Quase 7 minutos menos que o meu tempo no inicio do ano nos 20km de Cascais. Estava na altura de acelerar para a ponta final. No fim 1:32:52H para uma distância de 21,31Km pelo meu Garmin. Desfasamento que se poderia considerar normal não fosse o facto de até aos 20km estar sempre certo. Entre a placa dos 20km e a placa que dizia que faltava 1km iam mais de 300 metros. Enfim, isto é só um aparte porque provas internacionais destas têm de certeza as distâncias correctas.
Assim a semana acabou por correr muitíssimo bem. Fiz uma meia-maratona a um ritmo interessante e que me dá mais confiança para a Maratona. Isto é mais ou menos como no Futebol, os resultados trazem confiança e este resultado trouxe-me a força e a motivação que precisava para os últimos treinos.
Nesta semana cheguei aos 83 km de treinos dos quais 21km em competição.

domingo, 19 de setembro de 2010

Maratona do Porto – Treino - Semana 15

E na 15ª semana fiz 80 km de treino. Não quer dizer que quantidade seja qualidade, mas esta semana acho que consegui aliar as duas coisas.
Como quase sempre tem acontecido o semana inicia-se com um treino longo. Desta vez 2:04 para um total de cerca de 23,5km. Senti-me bem durante todo o treino à excepção de uma pequena dor de estômago que ocorreu por volta dos 20km mas passou. O outro treino importante foi dois dias depois, 10 séries de 1000 metros. A começar a 4:12/km e a acabar a 3:47/km sempre em crescendo. Na sexta-feira treino alternando velocidade de corrida de 10km e trote. No total 12km incluindo o aquecimento. Na terça-feira e na quinta-feira treinos de recuperação lentos e curtos entre 45 e 50 minutos.
No fim-de-semana surgiu a participação na corrida do Destak na distância de 10 km onde fiz 42:12m.
Assim no total da semana 80 km de treino dos quais 10 em competição.

domingo, 12 de setembro de 2010

Maratona do Porto – Treino - Semana 14

E ao segundo dia o tipo de treino manteve-se. Um pouco antes das 7 da manha já eu estava a correr. Desta vez tinha comido um fruto seco e bebido um pouco de água antes de sair para ver se aguentava um pouco mais. Tinha combinado com o resto do pessoal ir tomar o pequeno-almoço às 8 e por isso tinha apenas 1 hora par treinar e tomar banho. Acabei por fazer cerca de 11km, novamente com um temperatura perto dos 28 graus. Para repor os líquidos ao pequeno-almoço bebi mais de um litro de água, sumos naturais e chá.
O dia seguinte igual. Mas como queria correr um pouco mais levantei-me ainda um pouco mais cedo. Deu para correr 12km e chegar a tempo do pequeno-almoço.
Apesar de achar que iria ser impossível fazer um treino longo a quarta-feira tinha de ser diferente. Em vez de treinar de manha ia treinar ao fim do dia. Já não estaria com a barriga vazia e podia fazer um treino um pouco mais rápido. O local do treino, o mesmo mas desta vez queria fazer 15km. No final 15km em 1:11H. Ritmo de 4:44/Km. Desta vez levei água no meu cinto de treino o que foi fundamental. Na quinta-feira mais um treino de recuperação de poucos quilómetros também feito ao fim do dia.
Foi ainda possível fazer treinos de musculação no ginásio do Hotel quase todos os dias o que foi muito bom.
Além de treinar ainda joguei volei quase todos os dias e comi e bebi muito. Enfim nas férias o que é que se pode esperar?
No sábado foi o regresso e no domingo tinha previsto a participação numa prova de 10km no Grande Prémio de Queluz. Era a re-entree das provas de estrada depois das férias de verão. No total 41:37s para percorrer os 10km o que é para mim um novo record na distância. Era um percurso de duas voltas na zona de Queluz com algumas subidas e também descidas. Para  mim bastante mais difícil que uma prova plana. A temperatura rondava os 25 graus.
No próximo fim-de-semana há mais uma de 10km antes da meia maratona do Centenário onde irei efectuar o meu primeiro teste a sério para a Maratona do Porto. Entretanto vou continuar de férias mas na próxima semana já terei mais controlo sobre o meu treino e decididamente os treinos longos vão voltar. Não é possível voltar a saltar esses treinos. Mesmo assim esta semana consegui fazer 54km dos quais 10 em competição. O objectivo para a proxima semana tem de ser chegar perto dos 75 km.

domingo, 5 de setembro de 2010

Maratona do Porto – Treino - Semana 13

E aí estamos nós a entrar no terceiro mês de treino específico para a Maratona. Não tenho seguido um esquema de treino já 100% formatado mas tenho tentado seguir algumas regras nomeadamente incluir um treino longo, um treino de força ou de velocidade e um treino de ritmo por semana. Os restantes dias são para treinos lentos e por vezes substituídos por outra actividade. Chamemos-lhe treinos de regeneração. Tenho tentado fazer também por semana dois ou três treinos de musculação.
Como no fim da semana passada tinha participado numa prova dura de montanha esta semana o treino tinha de ser obrigatoriamente alterado. Era impossível fazer um treino longo na segunda-feira e por isso optei por começar a semana com um treino alternativo. Correr apenas para aquecer e depois uma aula de RPM. Fiz ainda um pouco de musculação. Na terça-feira voltei ao ginásio e fiz 12km numa hora. Na quarta-feira mais 10 lentos. Como o calor apertava decidi na quinta-feira voltar a não treinar corrida e preparar o treino de sexta-feira que iriam ser séries. Esta semana o treino longo tinha sido eliminado mas iria tentar compensar nas séries. Na sexta-feira lá fui até à pista do Mário Moniz Pereira. Eram 10:30 e estava completamente sozinho. Uma pista desta só para mim pensei. Nada melhor que um treino duro no meu primeiro dia de férias. Fiz 10 séries de 1000 metros. Tendo começado a 4:26/km e tendo terminado a 3:56/km. Sempre em crescendo. No fim o treino durou quase 18km. Não foi o treino longo, mas como já tinha planado foi duro. No fim do dia ainda fiz um treino de musculação.
A próxima semana iria ser passada na ilha da Boavista e a esta altura não sabia ainda como treinar. A temperatura elevada juntamente como a humidade elevada não faziam prever grande treinos mas só depois de lá estar seria possível averiguar esta situação.
No sábado dia da viagem foi para descansar e desfrutar da praia, do sol, da comida e da bebida Cabo-Verdiana. Mas os treinos tinham de ser feitos e no domingo acordei um pouco antes do Sol Nascer. Talvés ainda não estivesse muito calor. Lá fui eu à descoberta e percebi que o melhor mesmo é seguir até à estrada principal e aí correr para um lado e depois fazer o caminho inverso. Só depende da distância pretendida. Para isso, uma vez mais, o meu Garmin foi uma preciosa ajuda. Como não tinha comido nada e nem tinha levado água este teria de ser um treino lento e curto. No total um pouco menos de 10 quilómetros. Estava decidido que os proximos treinos teriam um percurso semelhante mudando apenas a distância.
E assim estava terminada a semana. No total 57km. Pela primeira vez não fiz um treino longo durante uma semana e havia forte probabilidade de não o fazer também na próxima semana. Estava fora de Portugal e com condições climatéricas nada agradáveis para a prática de corrida. O primeiro treino em Cabo Verde às 7 da manha tinha sido feito com 28 graus e com uma humidade muitíssimo elevada.