segunda-feira, 31 de maio de 2010

Corre ... mas hidrata-te!

Pois é, já seria normal que o bom senso nos fizesse utilizar os abastecimentos, mas nem todos pensam e agem dessa forma. Temos mesmo que "educar" as massas a ir à mesa dos líquidos, para ver se no final o estrago não é dos piores. E ontem o dia e em particular a hora a que começou o evento, indicava que assim iria ser. Se a mesinha com as garrafitas está lá, molhe os lábios, beberique, mas hidrate-se ... não vá à seca. Bons treinos & melhores provas.

domingo, 23 de maio de 2010

8ª Meia Maratona dos Palácios (Sintra-Queluz) - 23 de Maio de 2010

A logística da participação numa prova que começa numa ponta e acaba na outra nunca é fácil. Desta vez decidimos deixar o carro na chegada e apanhar o comboio de utilização grátis para Sintra e percorrer a pé os cerca de 800 metros que distam desde a estação de Sintra até à partida que se realizou junto ao palácio da Vila. Aquecimento feito, umas fotos da praxe e lá partimos nós em direcção a Queluz. Apesar de ser a primeira vez que estava a fazer esta prova já tinha percorrido algumas vez o percurso de carro. Depois de sairmos do palácio da Vila o percurso segue em direcção á estação dos comboios da Portela e vem novamente para o cento da vila, segue para o Lourel, Modelo, Campo Raso onde acaba aquilo que podemos designar por parte mais fácil do percurso uma vez que grande parte é feito a descer. Não admira que a passagem aos 7km fosse feita exactamente com 30m. Na altura o tempo de passagem era excelente deixando adivinhar novo record pessoal na meia. Vem depois a recta da granja. Nessa altura o terreno começa a inclinar parecendo uma montanha. Até aos quilómetro 11 o sofrimento foi enorme e só não foi pior porque nos intervalos dos abastecimentos havia motards da organização a distribui água. Nesta altura também o calor já se fazia sentir de maneira mais intensa. Mais dois quilómetros e chegamos à Tala. É nessa altura que o terreno volta novamente a inclinar e desta vez parecia que nunca mais acabava. Voltou a valer novamente um motard que me ajudou a refrescar com mais uma garrafa de água. Apesar do esforço as boas notícias estavam para vir. É que depois do quilómetro 16 que fica junto à Vesauto o terreno fica significativamente mais amigável uma vez que é a descer grande parte do tempo. Aí foi possível recuperar algum do tempo perdido nas subidas e acabar em Queluz com 1:36:57 que para mim constitui novo record pessoal. Concluíram a prova 502 atletas tendo eu ficado na posição 160.

Altimetria da Prova
Para quem estiver interessado em participar em futuras edições aqui fica a altimetria da prova.

domingo, 9 de maio de 2010

6ª Corrida das Pontes (Coruche) - 9 Maio 2010

O encontro dos 5 atletas que iam de Lisboa para esta prova estava marcado às 8:30 em frente ao hotel Holiday Inn no campo grande. À hora marcada lá estávamos todos prontos para percorrer os cerca de 70 km debaixo de uma chuva diluviana. À chegada a Coruche a chuva abrandou um pouco o que permitiu ir levantar os dorsais sem apanhar uma valente molha. Preparados lá fomos aquecer um pouco numa altura em que a chuva, miudinha, ainda fazia marcar a sua presença. Minutos antes da partida parou de chover e foi aí possível fazer toda a prova sem chuva. Talvés a humidade que ainda se fazia não fosse a melhor mas eram as condições que tínhamos para fazer estes 10 km. Da minha parte tinha o objectivo de ficar abaixo dos 42 minutos.
Este ano o percurso foi alterado ficando a meu ver ligeiramente mais difícil e menos interessante uma vez que parecemos io-ios fazendo basicamente ida e volta para um lado da vila e ida e volta para o outro lado da vila.
No fim objectivo cumprido. Fiz 41:55 baixando a barreira dos 42 min.
Os restantes membros da equipa estiveram também excelentes nomeadamente o António Santos que realizou a prova em 38:00 tendo ficado em 5ª lugar no escalão.
Numa prova com tantas equipas e de boa qualidade a nossa classificação por equipa foi a cereja em cima do bolo. Fomos 19º em 43.
Desde já os meus parabéns a todos e uma palavra ao nosso veterano Frias que se sentiu mal durante a prova e teve de abandonar aos 5km. Felizmente foi só uma indisposição momentânea.


sábado, 1 de maio de 2010

Objectivo do Blog

Somos um conjunto de colegas e amigos que nos reunimos aos fins-de-semana para fazer umas corridas e passarmos uns bons momentos juntos. Faltava até aqui um local onde podessemos partilhar as nossas experiências e as nossas emoções e cada domingo. Este blog tem somente esse objectivo. Pretendemos a cada prova comentar e exprimir as nossas emoções para mais tarde recordar.